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Artigo escrito baseado neste artigo da IGN 
O que é uma engine (motor)? A wikipédia na nossa língua define como:
Motor de jogo (também conhecido pelo termo em inglês, game engine, ou simplesmente engine) é um programa de computador e/ou conjunto de bibliotecas, para simplificar e abstrair o desenvolvimento de jogos ou outras aplicações com gráficos em tempo real, para videogames e/ou computadores rodando sistemas operacionais.
e continua citando suas funcionalidades, onde o mais importante é, ao meu ver, a engine gráfica e a engine física. 
A evolução dos jogos levou a um ponto onde é imprescindível a existência da engine para o desenvolvimento dos jogos.
Sem mais delongas vamos as 10 engines, postadas na ordem do artigo original, onde eu não sei se essa ordem quer dizer algo..




RAGE Engine
Jogos: Rockstar Presents Table Tennis, GTA IV Episodes, Midnight Club: Los Angeles, Red Dead Redemption, L.A. Noire, Max Payne 3
GTA IV - unity 3d


Criada por um grupo dentro da Rockstar San Diego com contribuições da Rockstar North. É uma engine multiplataforma que possui alguns componentes de terceiros. Um deles é o sistema de detecção de colisão de código aberto Bullet.

Vale ressaltar que por ser uma engine usada em GTA IV, podemos perceber seu poder de abrangência devido ao mundo em que GTA é ambientado. Temos a face corrida, ação/tiro e o detalhamento de toda a cidade, inclusive interiores de edifícios.


CryENGINE

Jogos: Far Cry, Crysis, Crysis Warhead, Crysis 2, Aion: Tower of Eternity

Crysis 2 - Unity 3D
Produzida pela empresa Crytek, a primeira versão da engine rendeu o jogo Far Cry, distribuido pela Ubisoft. A segunda versão da engine nos trouxe um dos mais falados jogos de tiro em primeira pessoa da atualidade: Crysis. O jogo é ambientado numa floresta tropical que é bastante rica em detalhes, visualmente falando. O quão surpreendido não fica o jogado que quando dá um tiro numa arvoré ela quebra exatamente no ponto atingido e cai. Todo esse detalhamento, gráfico e interação física tem um preço: o jogo precisa de um hardware bem parrudo para rodálo suavemente e ainda hoje não é qualquer placa de vídeo que consegue boa performance.

A terceira versão da CryENGINE será multiplataforma e levará Crysis 2 também aos consoles.




Naughty Dog Game Engine

Jogos: Uncharted: Drakes Fortune, Uncharted 2: Among Thieves
Uncharted: drakes fortune - Unity 3D
A versão 2 da Naughty Dog Engine tem a missão de mostrar o poder do Playstation 3 no jogo Uncharted 2: Among Thieves. O jogo foi mostrado na E3 desse ano

The Dead Engine
Jogos: Dead Space
Dead Space - Unity 3D Brasil


Unreal Engine
Jogos: Gears of War, Mass Effect, BioShock, Unreal Tournament, Deus Ex, GRAW, Red Steel, Borderlands, Brothers in Arms, Homefront, Mirrors Edge, Singularity, Rainbow Six: Vegas, Priston Tale 2 e outros incontáveis.
Gears of War - Unity 3D
Ta ai uma Sra. Engine. Ótimos gráficos e leveza são as principais características dessa série de engine que possui 3 versões.

Essa famosa imagem é ótima para mostrar a evolução da engine.

Avalanche Engine
Jogos: Just Cause, Just Cause 2, The Hunter
Just Cause - Unity 3D

O artigo da IGN diz que ela surpreendeu e que é bem flexível.
IW Engine
Jogos: Call of Duty 2, Call of Duty: Modern Warfare, Call of Duty: World at War, Quantum of Solace, Modern Warfare 2

Call of duty modern warfare - unity 3d
Mais uma engine voltada para jogos em primeira pessoa. Nesse caso, o principal jogo que a utiliza é Call of Duty. O jogo e a engine são desenvolvidos pela Infinity Ward e a distribuição é feita pela Activision. Na verdade o primeiro jogo utilizou a engine Id Tech 3 do Quake III Arena.

O próximo da série a ser lançado, Modern Warfare 2, utilizará a versão 4.0 da engine. A Infinity Ward diz que a engine é capaz de gerar inimigos que surgem em diferentes pontos de forma contínua devido a nova IA utilizada que também proporciona uma que cada inimigo aja independentemente.


Anvil Engine

Jogos: Assassins Creed, Prince of Persia, Shaun White Snowboarding, Assassins Creed II
Assassins Creed - Unity 3D

Criada em 2007 pela Ubisoft para Windows, Ps3 e Xbox 360. O primeiro jogo que a utilizou foi Assassins Creed, a primeira tacada da Ubisoft nos console da geração atual. No ano seguinte veio Prince of Persia. A engine foi incrementada para o desenvolvimento de Assassins Creed 2.
EGO Engine
Jogos: Colin McRae: DiRT, Race Driver: GRiD, Operation Flashpoint: Dragon Rising, Colin McRae DiRT 2, F1 2009, F1 2010
Colin McRae: DiRT - Unity 3d
Ai está a EGO Engine, única representante dessa lista que foi mais utilizada em jogos de corrida. A engine multiplataforma da Codemasters é uma evolução da Neon Engine, que foi utilizada em Colin McRae: Dirt. Houve ajuda da Sony no desenvolvimento dessa engine e também há uso da PhireEngine, engine gráfica da Sony que suporta Direct3D e OpenGL.

Racer Driver: GRID. Um ótimo jogo de corrida, onde a engine mostra seu poder com detalhamento gráfico e leveza, mesmo com os famigerados efeitos de fumaça que costumam gerar lag e slowdown. Outro caractéristica que merece destaque é o sistema de danos dos veículos.

A Codemasters adquiriu os direitos de produzir jogos de Fórmula 1 e ficamos com a promessa de bons jogos com a franquia utilizando a EGO Engine. Existe grande expectativa, pois não se vê jogos licenciados para a categoria a um bom tempo.

F1 2009 sairá para PSP e Wii, F1 2010 sairá para Playstation 3, Xbox 360 e MS Windows.

Geo-Mod Engine
Jogo: Red Faction: Guerrilla
Red Faction: Guerrilla - Unity 3D
Produz excelentes efeitos de destruição de objetos.

Fonte: http://c2games.wordpress.com/2009/07...ines-de-jogos/

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