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O MCV recebeu declarações de especialistas do mercado digital da Electronic Arts e BBC onde revelam as suas previsões sobre os formatos futuros de distribuição de videojogos.

Um dos pontos assentes é a chegada de conteúdos chamados de "Freemium", onde o jogador não paga nada para obter os primeiros conteúdos.

Nick Earl da EA comentou, "O futuro não será sobre um pagamento de uma só vez, o futuro é sobre os freemium. Um número já razoável de pessoas acabam por gastar dinheiro, mas poderão não gastar muito, mas na verdade pagam mais do que pensas".

O analista refere que não sabe se este sistema irá para as consolas, mas que não é impossível, e afirma que as pessoas gostam de coisas gratuitas. Salienta também que as pessoas irão pagar pelo que experimentam, "e gostam disso".

Já Robert Nashak da BBC comentou que "gratuito é o que as pessoas querem pagar por jogos", acrescentando, "O que é bonito no modelo freemium é que na verdade favorece os jogos de qualidade, porque todos poderão experimentar antes de comprar e penso que irá fazer com que a qualidade em geral seja melhor".

Eugene Evans da conhecida Blockbuster, que aluga jogos, comentou também sobre o assunto, referindo-se àqueles que acham que o modelo de preço de retalho seja o melhor como estando a defender maus jogos.

Evans dá também o exemplo do Brasil, do elevado preço de importação e que essa é uma das razões dos jogos free-to-play serem tão populares no país.

O que vocês acham deste modelo de distribuição de videojogos? Aumentará a qualidade dos produtos como um todo?

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