Você provavelmente já ouviu algum caso da TIM derrubando ligações
“ilimitadas”, mesmo quando não há problemas de sinal. A Anatel
investigou o caso e acusa a TIM de interromper chamadas de propósito.
Segundo a Folha,
a Anatel monitorou todas as ligações da TIM entre março e maio. Depois,
analisou quedas nas ligações de usuários Infinity, comparando com
outros planos da operadora.
O resultado: a queda nas ligações é quatro vezes maior nos
planos Infinity que nos outros planos da TIM. Em um só dia, foram 8,1
milhões de ligações derrubadas. Os planos Infinity cobram por chamada,
não por minuto.
A Anatel ainda acusa a TIM de manipular dados para esconder o
problema de queda nas ligações. Por exemplo, se você não conseguia ligar
para alguém, mas recebia uma mensagem automática avisando que o número
agora estava disponível, a TIM considerava isto uma ligação feita com
sucesso.
O estudo foi entregue ao Ministério Público do Paraná (MP-PR), que
fez um cálculo simples: quanto a TIM ganhou a mais ao derrubar chamadas?
O faturamento extra seria de R$4,3 milhões por dia.
O MP-PR, então, pede a suspensão das vendas da TIM no estado, além de
indenização e ressarcimento por gastos indevidos. As medidas, se
aprovadas, valeriam apenas para o Paraná.
A TIM disse à Folha
que não foi notificada sobre a ação do MP-PR, mas questionou o fato de
ser a única investigada, “embora os usuários de outras operadoras também
estejam insatisfeitos”.
A TIM é alvo de diversas críticas e processos. Em junho, o Ministério Público do Pará exigiu indenização
e proibição de vendas da TIM no Estado, devido à baixa qualidade do
serviço. Em julho, a Anatel proibiu a ativação de novas linhas da TIM em 19 Estados (inclusive no Pará e Paraná), além de Claro e Oi, mas reverteu a decisão semana passada.
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