Estávamos curiosos
sobre possíveis leituras que discutissem o mundo dos games, então resolvemos
olhar o que havia de melhor fazendo uma pesquisa na internet e em nossas
bibliotecas. Juntamos nossas experiências pessoais e a de terceiros (muitos blogs e sites especializados)
e criamos uma lista especial separada por tópicos, com títulos que todo amante
dos games, profissional ou não, deveria ler.

A lista de Hoje,
Top Livros
sobre: Historia dos Games
1. The Oxford History of Board Games , (David
Parlett): Este livro analisa e descreve com profundidade, fazendo um apanhado
histórico dos jogos de tabuleiro (board games) desde os primeiros
registros até os dias atuais. O livro é divido em seções para facilitar a
análise comparativa e a consulta, constando diversos tipos de jogos como por
exemplos “jogos de corrida”, “jogos de guerra”, “jogos de perseguição” entre
outros.
2. The Ultimate History of Video Games , (Steven
L. Kent): Este livro é quase um tributo ao vídeo game e a sua indústria
(apesar de ser focado majoritariamente no mercado Norte-Americano). O autor
apresenta uma entusiasmada e meticulosa pesquisa desde o principio da inserção
dos home vídeo games na sociedade contemporânea. O livro
também cede espaço a muitas das polemicas e ações judiciais causadas pelos
games, principalmente, na década de 90 com a popularização de games violentos
como Doom.
3. Game Over: How Nintendo Conquered
the World , (David Sheff): Mais do que o
titulo possa sugerir, este livro é uma obrigação para quem quer entender como
realmente funciona a indústria dos games. Este livro proporciona uma leitura
muito agradável e informativa com diversas curiosidades e fatos que ninguém
imagina como pode ter sido descoberto, muito mais, exposto num livro. Parada
obrigatória pra você que quer entender um pouco mais sobre a historia e a
consolidação desse mercado através desse gigante, Nintendo.
4. Phoenix, The Fall and Rise of
Videogames , (Leonard Herman): Este livro
faz um apanhado cronológico dos consoles (home vídeo games) lançados
ao longo das ultimas décadas sem deixar escapar nada. Apesar, de ser um bom
livro referencial peca em outros elementos como analise de jogos, da indústria
e sua relação com os consumidores, o que acabou fazendo com que muitos o
credite como um livro raso.
5. The Video Game Theory
Reader 1 & 2 (Mark J.P. Wolf e Bernard
Perron): Esses dois livros são meio que continuações. O primeiro é um apanhado
formal dos vídeo games desde seu invento na década de 70 até o ano de
lançamento do livro em 2003. O livro apresenta uma tentativa de inserção do vídeo
game na academia (apesar de bem inicial é a tentativa de usar correntes
de pensamentos, estudos midiáticos para pensar e analisar os vídeo games),
investigando o mundo do vídeo game enquanto media social. O segundo livro
continua, agora através dos novos lançamentos mercadológicos a miliância
teórica, apresentando discussões densas sobre a cultura do game, o modo como é
consumido e as estratégias usadas pela indústria.
Bem, essa é a nossa Lista de hoje, com algumas pequenas reviews
descritivas. Em breve outros posts com outras listas de livros interessantes
sobre o mundo dos games.
0 comentários:
Postar um comentário