468x60 Ads

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!


Estávamos curiosos sobre possíveis leituras que discutissem o mundo dos games, então resolvemos olhar o que havia de melhor fazendo uma pesquisa na internet e em nossas bibliotecas. Juntamos nossas experiências pessoais e a de terceiros (muitos blogs e sites especializados) e criamos uma lista especial separada por tópicos, com títulos que todo amante dos games, profissional ou não, deveria ler.
Livro sobre a história de jogos
A lista de Hoje,
Top Livros sobre: Historia dos Games
1.     The Oxford History of Board Games , (David Parlett): Este livro analisa e descreve com profundidade, fazendo um apanhado histórico dos jogos de tabuleiro (board games) desde os primeiros registros até os dias atuais. O livro é divido em seções para facilitar a análise comparativa e a consulta, constando diversos tipos de jogos como por exemplos “jogos de corrida”, “jogos de guerra”, “jogos de perseguição” entre outros.
2.     The Ultimate History of Video Games , (Steven L. Kent): Este livro é quase um tributo ao vídeo game e a sua indústria (apesar de ser focado majoritariamente no mercado Norte-Americano). O autor apresenta uma entusiasmada e meticulosa pesquisa desde o principio da inserção dos home vídeo games na sociedade contemporânea. O livro também cede espaço a muitas das polemicas e ações judiciais causadas pelos games, principalmente, na década de 90 com a popularização de games violentos como Doom.
3.     Game Over: How Nintendo Conquered the World , (David Sheff): Mais do que o titulo possa sugerir, este livro é uma obrigação para quem quer entender como realmente funciona a indústria dos games. Este livro proporciona uma leitura muito agradável e informativa com diversas curiosidades e fatos que ninguém imagina como pode ter sido descoberto, muito mais, exposto num livro. Parada obrigatória pra você que quer entender um pouco mais sobre a historia e a consolidação desse mercado através desse gigante, Nintendo.
4.     Phoenix, The Fall and Rise of Videogames , (Leonard Herman): Este livro faz um apanhado cronológico dos consoles (home vídeo games) lançados ao longo das ultimas décadas sem deixar escapar nada. Apesar, de ser um bom livro referencial peca em outros elementos como analise de jogos, da indústria e sua relação com os consumidores, o que acabou  fazendo com que muitos o credite como um livro raso.
5.     The Video Game Theory Reader 1  & 2  (Mark J.P. Wolf e Bernard Perron): Esses dois livros são meio que continuações. O primeiro é um apanhado formal dos vídeo games desde seu invento na década de 70 até o ano de lançamento do livro em 2003. O livro apresenta uma tentativa de inserção do vídeo game na academia (apesar de bem inicial é a tentativa de usar  correntes de pensamentos, estudos midiáticos para pensar e analisar os vídeo games), investigando o mundo do vídeo game enquanto media social. O segundo livro continua, agora através dos novos lançamentos mercadológicos a miliância teórica, apresentando discussões densas sobre a cultura do game, o modo como é consumido e as estratégias usadas pela indústria.
Bem, essa é a nossa Lista de hoje, com algumas pequenas reviews descritivas. Em breve outros posts com outras listas de livros interessantes sobre o mundo dos games.

Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário