468x60 Ads

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!


Unity 3D Brasil acessibilidade de jogos

Antes de falarmos sobre acessibilidade em Games, vamos falar sobre o que representa a palavra Acessibilidade:

"Acessibilidade É apenas permitir que qualquer pessoa com Deficiência participe de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população."
Fonte: Wikipédia


Acessibilidade é um assunto muito tratado nas últimas décadas, porém, pouco falado na área de games.
Vejam só esta matéria de Guilherme Solari na UOL.

Ele diz que, por ser daltônico, já desistiu de jogar muitos games devido a falta de possibilidade de resolver certos problemas por falta de acessibilidade, como por exemplo o game Chrono Cross, onde é necessário usar combinações de cores nas magias.
Estima-se que 8% dos homens e 0,4% das mulheres possuem o daltonismos

Possuo dois colegas de trabalho que possuem o daltonismo em graus diferentes e mesmo assim, um deles é da área visual da empresa e nada o impede de fazer seu trabalho bem feito.

O outro é Hernandes Moreira, desenvolvedor, muitas vezes brincamos perguntando a ele que cor que ele enxerga em uma foto, por exemplo. A melhor forma de entendermos estas deficiências é com a antropologia, então, usando como "cobaia" o nosso colega Hernandes, coletamos algumas informações interessantes:

Existem tipos e graus de daltonismo, Hernandes possui um tipo comum de daltonismo: não consegue distinguir entre verde e vermelho, essas duas cores são vistas como o amarelo. E vejam que interessante: em muitos games usamos as cores vermelho, amarelo e verde para indicar diversos estados.

Como temos apenas três cores primárias, que na adição de cores (emissores de luz, como um monitor) são: vermelho, verde e azul, teremos apenas duas cores primárias: amarelo e azul, ou seja, nossos indicadores que antes eram vermelho, amarelo e verde serão vistos como amarelo, amarelo e... amarelo! Claro que o contraste das cores são perceptíveis e como a maioria nasceram com a deficiência, estão treinados a diferenciar as cores usando o contraste destas.

Unity 3D Brasil
Visão normal e visão de um daltônico

O maior problema com a acessibilidade dos games, não tratando somente dos daltônicos, mas também dos deficientes auditivos, visuais ou com problemas de coordenação motora, é que existe muito pouco sendo feito especificamente para eles.

Um exemplo é o caso do Terry Garrett, um gamer que tem um “cartel” melhor que o de muita gente que se denomina “Hardcore gamer”. Aí você me pergunta: “E daí? É só um moleque que manja de vídeo-games.” Bom, seria, se Terry Garrett não fosse cego. Ele adquiriu a deficiência aos cinco anos de idade, mas usando dos outros sentidos, ele conseguiu zerar SOZINHO o jogo Oddworld 2: Abe’s Exoddus. Isso se deve basicamente a sonoplastia do jogo, pois, é tão detalhada que Terry consegue se movimentar e interagir com o ambiente, sabendo assim se existe uma pedra ou uma alavanca ou algum tipo de obstáculo em seu caminho, gerando um mapa mental do cenário, objetos contidos nele e até se o piso é grama ou água.

Os desenvolvedores do game se surpreenderam quando conheceram Terry e viram como o cuidado que eles tiveram com esses detalhes no jogo, permitiu que um jovem deficiente visual conseguisse jogar e até mesmo finalizar o game.

Isso é para ilustrar como até mesmo uma coisa não planejada pode ser o suficiente para permitir que uma pessoa com alguma deficiência possa jogar um jogo de videogame.

Oddworld 2: Abe's Exoddus
Oddworld 2: Abe’s Exoddus

Se as empresas e os game developers se preocupassem um pouco mais com esse publico, o resultado seria que muito mais deficientes se interessariam por jogos e, conseqüentemente, um aumento na venda dos games.

Uma idéia nesse sentido, foi a do espanhol Ángel Sánchez, que desenvolveu um acessório para o Nintendo WII que une os dois controles do console em uma única peça, facilitando assim, o uso do aparelho para aqueles com deficiência em uma das mãos. Os controles que devem ser usados um em cada mão, agora poder ser manipulados com a mesma mão. O nome desse aparato é Nunmote 2.0, e pode ser adquirido nesse site.

Controle do Wii para deficientes físicos - Unity 3D Brasil
Controle do Wii para deficientes físicos

Como podemos tornar nossos games mais acessíveis?
No caso do daltonismo, podemos usar cores com contrastes diferentes, por exemplo, em nosso indicador vermelho, amarelo e verde, podemos contrastá-los na luminescência da seguinte forma: vermelho escuro, amarelo, verde claro, assim, se mesmo que alguém não possa enxergar as tonalidades, perceberá a escala de luminescência destas cores.

Para ter certeza que a paleta de cores do seu games está de acordo, podemos utilizar ferramentas como esta por exemplo, neste site é disponibilizado até um plugin para o Photoshop.

Além disso, podemos seguir o exemplo acima, adicionar uma sonoplastia completa para deficientes visuais, legendas em diálogos ou sons para deficientes auditivos e até mesmo incluir um menu que o jogador possa controlar o nível de sensibilidade dos controles, caso este tenha deficiência na coordenação motora.

É nossa responsabilidade como Game Designers, Level Designers ou Game Developers fazer com que nossa arte possa ser apreciada por todos.

Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário