Antes de falarmos sobre acessibilidade em Games, vamos falar sobre o que representa a palavra Acessibilidade:
"Acessibilidade É apenas permitir que qualquer pessoa com Deficiência
participe de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e
informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as
parcelas presentes em uma determinada população."
Fonte: Wikipédia
Acessibilidade é um assunto muito tratado nas últimas décadas, porém, pouco falado na área de games.
Vejam só esta matéria de Guilherme Solari na UOL.
Ele diz que, por ser daltônico, já desistiu de jogar muitos games devido
a falta de possibilidade de resolver certos problemas por falta de
acessibilidade, como por exemplo o game Chrono Cross, onde é necessário
usar combinações de cores nas magias.
Estima-se que 8% dos homens e 0,4% das mulheres possuem o daltonismos
Possuo dois colegas de trabalho que possuem o daltonismo em graus
diferentes e mesmo assim, um deles é da área visual da empresa e nada o
impede de fazer seu trabalho bem feito.
O outro é Hernandes Moreira, desenvolvedor, muitas vezes brincamos
perguntando a ele que cor que ele enxerga em uma foto, por exemplo. A
melhor forma de entendermos estas deficiências é com a antropologia,
então, usando como "cobaia" o nosso colega Hernandes, coletamos algumas
informações interessantes:
Existem tipos e graus de daltonismo, Hernandes possui um tipo comum de
daltonismo: não consegue distinguir entre verde e vermelho, essas duas
cores são vistas como o amarelo. E vejam que interessante: em muitos
games usamos as cores vermelho, amarelo e verde para indicar diversos
estados.
Como temos apenas três cores primárias, que na adição de cores
(emissores de luz, como um monitor) são: vermelho, verde e azul, teremos
apenas duas cores primárias: amarelo e azul, ou seja, nossos
indicadores que antes eram vermelho, amarelo e verde serão vistos como
amarelo, amarelo e... amarelo! Claro que o contraste das cores são
perceptíveis e como a maioria nasceram com a deficiência, estão
treinados a diferenciar as cores usando o contraste destas.
Visão normal e visão de um daltônico
O maior problema com a acessibilidade dos games, não tratando somente
dos daltônicos, mas também dos deficientes auditivos, visuais ou com
problemas de coordenação motora, é que existe muito pouco sendo feito
especificamente para eles.
Um exemplo é o caso do Terry Garrett, um gamer que tem um “cartel”
melhor que o de muita gente que se denomina “Hardcore gamer”. Aí você me
pergunta: “E daí? É só um moleque que manja de vídeo-games.” Bom,
seria, se Terry Garrett não fosse cego. Ele adquiriu a deficiência aos
cinco anos de idade, mas usando dos outros sentidos, ele conseguiu zerar
SOZINHO o jogo Oddworld 2: Abe’s Exoddus. Isso se deve basicamente a
sonoplastia do jogo, pois, é tão detalhada que Terry consegue se
movimentar e interagir com o ambiente, sabendo assim se existe uma pedra
ou uma alavanca ou algum tipo de obstáculo em seu caminho, gerando um
mapa mental do cenário, objetos contidos nele e até se o piso é grama ou
água.
Os desenvolvedores do game se surpreenderam quando conheceram Terry e
viram como o cuidado que eles tiveram com esses detalhes no jogo,
permitiu que um jovem deficiente visual conseguisse jogar e até mesmo
finalizar o game.
Isso é para ilustrar como até mesmo uma coisa não planejada pode ser o
suficiente para permitir que uma pessoa com alguma deficiência possa
jogar um jogo de videogame.
Oddworld 2: Abe’s Exoddus
Se as empresas e os game developers se preocupassem um pouco mais com
esse publico, o resultado seria que muito mais deficientes se
interessariam por jogos e, conseqüentemente, um aumento na venda dos
games.
Uma idéia nesse sentido, foi a do espanhol Ángel Sánchez, que
desenvolveu um acessório para o Nintendo WII que une os dois controles
do console em uma única peça, facilitando assim, o uso do aparelho para
aqueles com deficiência em uma das mãos. Os controles que devem ser
usados um em cada mão, agora poder ser manipulados com a mesma mão. O
nome desse aparato é Nunmote 2.0, e pode ser adquirido nesse site.
Controle do Wii para deficientes físicos
Como podemos tornar nossos games mais acessíveis?
No caso do daltonismo, podemos usar cores com contrastes diferentes, por
exemplo, em nosso indicador vermelho, amarelo e verde, podemos
contrastá-los na luminescência da seguinte forma: vermelho escuro,
amarelo, verde claro, assim, se mesmo que alguém não possa enxergar as
tonalidades, perceberá a escala de luminescência destas cores.
Para ter certeza que a paleta de cores do seu games está de acordo, podemos utilizar ferramentas como esta por exemplo, neste site é disponibilizado até um plugin para o Photoshop.
Além disso, podemos seguir o exemplo acima, adicionar uma sonoplastia
completa para deficientes visuais, legendas em diálogos ou sons para
deficientes auditivos e até mesmo incluir um menu que o jogador possa
controlar o nível de sensibilidade dos controles, caso este tenha
deficiência na coordenação motora.
É nossa responsabilidade como Game Designers, Level Designers ou Game
Developers fazer com que nossa arte possa ser apreciada por todos.
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